pandemia

Depois de cinco semanas na bandeira vermelha, AMCentro voltará a adotar cogestão

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Informação foi confirmada pelo presidente em exercício da AMCentro, Matione Sonego (MDB), prefeito de São João do Polêsine

A Associação dos Municípios da Regional Central (AMCentro) decidiu, nesta quinta-feira, que voltará a adotar o sistema de cogestão do Modelo de Distanciamento do governo do Estado. No início de janeiro, a entidade anunciou que não iria mais buscar esta alternativa e nem entrar em recursos em relação à determinação da cor da bandeira. Porém, agora, associação voltou atrás.

Vacinação tem filas extensas, horas de espera e aglomeração em postos de saúde

De acordo com o presidente em exercício da AMCentro, Matione Sonego (MDB), a maioria absoluta dos prefeitos foi favorável a retomada da cogestão porque eles estão incomodados com a sequência de bandeiras vermelhas - a região está classificada em "risco alto de contaminação" há cinco semanas. Ainda segundo Sonego, as áreas que mais preocupam os prefeitos são o comércio, indústria e eventos. Alguns políticos pretendem pleitear, junto ao Estado, inclusive, a realização de rodeios. Santa Maria foi uma das cidades que votou a favor da cogestão. 

Colégio Militar de Santa Maria tem novo comandante

Uma comissão será montada para estudar a situação sanitária da região. Assim que a avaliação for concluída, a AMCentro irá enviar os documentos para o governo solicitando permissão para a cogestão, que abranda regras da atual classificação até, no máximo, a bandeira precedente, isto é, no caso do centro do Estado, a laranja.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em almoço com tucanos, Leite busca se diferenciar de Doria pregando conciliação Anterior

Em almoço com tucanos, Leite busca se diferenciar de Doria pregando conciliação

Com sexto caso de Covid-19 confirmado, Câmara ficará fechada até sexta-feira Próximo

Com sexto caso de Covid-19 confirmado, Câmara ficará fechada até sexta-feira

Política